No dia 25 de abril de 2024 celebra-se os 50 anos da Liberdade, iniciados simbolicamente pela Revolução dos Cravos. O CAAB, pelo seu papel social e cívico, não podia ficar alheio a esta celebração. Portanto, com os nossos associados, decidimos iniciar o projeto «Desencravos» que se prolongará pelo resto deste ano, numa ótica de promoção da participação juvenil e de envolvimento nos processos democráticos.
Mas porquê «Desencravos»? O nosso objetivo é destravar a participação juvenil e promover uma participação ativa jovem nos processos democráticos. É essencial desencravar a participação: reconhecer os obstáculos que nos paralisam e conseguir desenvolver motivações internas e ferramentas que permitam, de facto, o envolvimento dos jovens nos assuntos cívicos. Em suma, Desencravos busca inspiração na revolução dos cravos para promover a participação e a ação.
Portanto, a primeira iniciativa deste projeto relaciona-se com a sensibilização do público para as conquistas do 25 de abril, através da partilha online de pequenos trechos dos nossos documentários «Roads of Democracy» e «Gente da Minha Terra». Nestes, os entrevistados falam sobre a sua experiência com a opressão, com a PIDE, na Guerra Colonial, sempre na ótica de cidadãos de pequenas aldeias rurais de Portugal. Abaixo, os vídeos partilhados em contexto online:
Acompanhe os nossos projetos na nossa página e descobre as novidades do CAAB aqui. Em breve daremos mais novidades sobre as próximas atividades do «Desencravos».