O que é que de facto os jovens pensam da liberdade hoje? Acreditam que a liberdade é algo garantido ou um direito a ser vigiado? No âmbito do «Desencravos», promovemos mais ação e menos palavras. Com o apoio do IPDJ e do programa Geração Z, os nossos jovens irão refletir, agir e celebrar a liberdade conquistada no 25 de abril.
Mas porquê «Desencravos»? O nosso objetivo é destravar a participação juvenil e promover uma participação ativa jovem nos processos democráticos. É essencial desencravar a participação: reconhecer os obstáculos que nos paralisam e conseguir desenvolver motivações internas e ferramentas que permitam, de facto, o envolvimento dos jovens nos assuntos cívicos. Em suma, Desencravos busca inspiração na revolução dos cravos para promover a participação e a ação.
Durante este projeto, os nossos jovens voluntários vão refletir sobre o tema em mesa redonda, criar 4 curtas metragens sobre as nuances da liberdade hoje e promover a celebração intergeracional da nossa democracia: primeiro com os idosos da nossa aldeia, depois, com toda a comunidade. É essencial a vigilância, é fulcral relembrar que cabe a todos nós preservar um direito que é de todos.
Acompanhe os nossos projetos na nossa página e descobre as novidades do CAAB aqui ou nas nossas redes sociais. Em breve daremos mais novidades sobre os resultados do «Desencravos».