Contexto
Combater o Discurso de Ódio Olhos nos Olhos
Este projeto, «Challenge Hate: Act, Report, Engage!», em português, «Desafia o discurso de ódio: Age, report, Envolve!», une ao todo 40 jovens e 9 líderes de grupo e facilitadores da Espanha, Hungria, Portugal e Ucrânia, numa discussão intercultural sobre o crescimento desenfreado do discurso de ódio nas redes sociais. Aliás, mais do que identificar exemplos concretos, irão em conjunto sensibilizar para os impactos do discurso de ódio, através da criação de curtas-metragens.
Objetivos do CHARE:
a) CAPACITAR jovens para se tornarem ALIADOS contra o discurso de ódio, tanto online como offline;
b) PROMOVER o conhecimento claro de conceitos como discurso de ódio e discriminação, partindo de EXEMPLOS REAIS das redes sociais;
c) INTERVIR nas redes sociais com conteúdos que promovam a sensibilização para o discurso de ódio;
ATIVIDADES
CHARE! conta com as seguintes atividades:
1º VISITA PREPARATÓRIA:
Um animador juvenil/facilitador e um participante de cada organização encontram-se presencialmente para ultimar os detalhes do intercâmbio e proceder a avaliação parcial do projeto.
2º ATIVIDADES VIRTUAIS E DE PREPARAÇÃO:
Durante o período preparatório para o intercâmbio, os jovens no seu contexto local têm sessões de preparação baseadas na educação não formal sobre os conceitos do projeto e de preparação para a sua intervenção durante o intercâmbio. De seguida, os jovens desenvolvem atividades virtuais relacionadas com a existência concreta do discurso de ódio nas redes sociais. Neste contexto, constroem o conceito de discurso de ódio e pesquisam nas suas redes sociais exemplos reais de discurso de ódio para serem utilizados e alvo de reflexão durante o intercâmbio.
Exemplos de alguns discursos de ódio recolhidos pelos jovens:
3º INTERCÂMBIO DE JOVENS:
40 jovens e 8 animadores juvenis se reúnem durante 8 dias, em Águeda para aprofundar os conhecimentos sobre o discurso de ódio e delinear a sua ação. Durante este período desenvolvem atividades preparadas pelos próprios que promovem a participação juvenil e a responsabilidade de todos nós no combate aos comportamentos discriminatórios. Uma das atividades principais são os workshops de construção de narrativas e curtas metragens e consequente edição de vídeo com o nosso parceiro, o Cineclub da Bairrada. Estes workshops de formação-ação permitem aos jovens utilizar o cinema como uma ferramenta de sensibilização e reflexão social.
o efeito multiplicador do projeto
EVENTOS NA COMUNIDADE:
As curtas metragens criadas em grupos multiculturais durante o intercâmbio são partilhados com as comunidades locais no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Discurso de Ódio (18 de junho) e no Dia Mundial das Competências dos Jovens (15 de julho). Desta forma, não só os jovens partilham as suas aprendizagens decorrentes do intercâmbio, como existe um efeito multiplicador dos resultados do projeto.
Estasas curtas foram partilhadas na internet com as devidas legendas para atingir um público mais alargado.
Resultados
Aprendizagens & Conteúdos
Os resultados do projeto podem ser divididos em tangíveis (conteúdos) e intangíveis (aprendizagens e impacto em todos os elementos envolvidos).
Resultados Intangíveis:
Conhecimento mais aprofundado sobre o discurso de ódio;
Jovens mais capazes para intervir no combate à discriminação em contexto online e offline;
Maior empatia em relação ao outro;
Maior predisposição para se insurgirem contra a discriminação;
Jovens mais participativos em assuntos sociais;
Conhecimento estruturado sobre construção de narrativa, conceção de guiões e edição de curtas;
Consciência da natureza, potencial e perigos das redes sociais;
…
Resultados Tangíveis:
Vídeo Síntese do Intercâmbio;
8 curtas-metragens sobre os impactos do discurso de ódio:
Estas curtas metragens se encontram disponíveis no canal do youtube to projeto @CHARE_YE, com legendas em inglês, espanhol, húngaro, português e húngaro.
Memes de Intervenção
Durante o intercâmbio, os jovens refletiram e discutiram os possíveis papeis dos memes na contranarrativa ao ódio, durante um workshop. Como resultado, em grupos, foram desafiados a criar memes que pudessem ser utilizados nas redes sociais a este propósito:
Os memes - em formato brochura - foram partilhados nas redes sociais e nas redes de contactos dos participantes e das organizações envolvidas.